Funcionários de creche em Pederneiras salvam 78 crianças de incêndio
Um incêndio de médias proporções em uma creche localizada no Centro de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) por pouco não terminou em tragédia ontem à tarde. Em meio à fumaça que tomou o prédio, os funcionários conseguiram tirar as 78 crianças que estavam divididas entre um fraldário e três berçários, antes que as chamas se alastrassem pelo local. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade e da Defesa Civil foram acionadas para controlar o fogo, que começou por volta das 14h30. Ao todo, 16 homens fizeram o trabalho de combate às chamas. Foram necessários 12 mil litros de água para conter o incêndio, que durou em torno de 40 minutos.
“Quando chegamos, o local já havia sido evacuado e isso facilitou o nosso trabalho”, disse o sargento dos bombeiros Celso Luis Souza Ferreira. Mais quatro caminhões-pipa de empresas do município foram enviados para auxiliar no combate ao incêndio.
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Padre Montezuma, que fica no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Benjamim Monteiro, atende 120 crianças de quatro meses a 5 anos, em período integral. Na quarta-feira (4), contudo, havia 78 crianças e cerca de 18 funcionários, entre professores, monitores, servente e cozinheira.
A servente Jéssica de Fátima Roberto Felix contou que foi tudo muito rápido. “Uma funcionária gritou que estava pegando fogo e, imediatamente, nos dividimos para tirar as crianças. O nosso maior medo é que elas inalassem aquela fumaça tóxica”, contou.
Em poucos minutos, o prédio havia sido evacuado e as chamas se alastraram por quatro salas – três berçários e um fraldário. “Tinha muita fumaça. Foi quando alguns vizinhos acolheram a gente em suas casas”, acrescentou a funcionária.
Em princípio, segundo a diretora da Cemei Adineia Canelada, a suspeita é de que o fogo tenha começado em um dos berçários, após um suposto curto-circuito em um ar condicionado. “Não podemos afirmar nada com certeza ainda”, ponderou. A Polícia Científica foi acionada ao local.
Prejuízo
O prédio onde funciona a Cemei, que não pertence à prefeitura, foi interditado ontem pelo coordenador da Defesa Civil, Silvio Bueno. Ele explica que uma nova vistoria será feita nos próximos dias, antes de liberar a área novamente para o funcionamento da creche.
Bueno constatou que cerca de 100 metros quadrados do prédio foram parcialmente destruídos e estima um prejuízo de, aproximadamente, R$ 100 mil. “Houve danos na alvenaria, forro, telhado e toda a estrutura de madeira dos cômodos, além da parte elétrica e hidráulica.”
‘Entrei em choque’
“Entrei em choque quando cheguei e vi o teto da creche inteiro queimado pelo incêndio. Pensei que tinha acontecido uma tragédia”, relatou Caroline Pinheiro, 33 anos, enquanto segurava seu filho Wallace de 2 anos em seus braços, um dos alunos retirados do local.
“Recebi a notícia de meu irmão, que tem um filho de um ano na creche. Fui desesperada para lá. O freio do meu carro chegou a falhar e quase sofri um acidente. Dei graças a Deus ao ver Wallace bem, no colo do meu pai, que chegou antes de mim”.
Aulas serão suspensas para relocar as crianças
Por conta do incêndio que atingiu o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Padre Montezuma ontem, ao menos 120 crianças ficarão sem aulas por tempo indeterminado. Segundo a secretária de Educação de Pederneiras, Patrícia Detillio Claro, haverá uma reunião ainda nesta quinta-feira para discutir a situação.
“A Cemei permanecerá fechada amanhã (hoje) e sexta-feira, para que possamos planejar como faremos a relocação das crianças em outras creches ou até mesmo em outro prédio que esteja apto a recebê-las. Iremos manter contato com os pais e funcionários e, assim que tivermos uma solução, avisamos a todos”, disse.
Patrícia salienta que o município prestou todo auxílio aos familiares dos alunos após o prédio da creche ser tomado pelo fogo. “Providenciamos água, alimentação, leite, além de dois veículos para transportar os pais, crianças e funcionários. Posteriormente, iremos ressarcir qualquer dano que tenha sido causado em relação aos objetos e materiais escolares das crianças e servidores”, garantiu.
Coragem
O veterinário Paulo Henrique Manzoli Locca tem uma clínica em frente à creche. Ao ver a grande fumaça que se formou durante o incêndio, ele não pensou duas vezes: “Corri para lá, mas já haviam evacuado o prédio. Mesmo assim entrei e vasculhei o local, pois pensei que alguma criança pudesse estar embaixo de camas ou dentro do armário”, contou.
Fonte: JCNET
URL: http://www.jcnet.com.br/Regional/2015/03/funcionarios-de-creche-em-pederneiras-salvam-78-criancas-de-incendio.html